A busca por um sorriso bonito não tem idade para começar. Os aparelhos ortodônticos, cada vez mais difundidos, agora não são mais restritos a crianças e adolescentes. A turma da terceira idade, preocupada com a estética e com a qualidade de vida, também tem aderido à utilização desses acessórios."Devido ao aumento de expectativa de vida, um maior número de pacientes com mais idade tem procurado o tratamento odontológico para a reabilitação estética e/ou funcional", ."O aparelho funciona para a distribuição equilibrada dos dentes remanescentes, tornando os espaços causados por ausências dentárias adequados para a colocação de futuros implantes ou próteses". Além disso, com o reposicionamento dos dentes por meio do tratamento ortodôntico, são eliminadas áreas responsáveis pela retenção de placa, que dificultam a higienização, bem como são solucionados os traumas oclusais, ou seja, aqueles derivados de uma mastigação errada. A movimentação ortodôntica no paciente com mais idade depende de um planejamento bem realizado, com objetivos precisos para realizar um tratamento ortodôntico simplificado", sentencia.A melhora estética com o tratamento engloba desde a uniformidade dos dentes e a obtenção de um sorriso bonito até a correção de deformações no rosto, como alteração na estrutura do queixo. Já quanto às funções, com a mordida mais confortável, o paciente conseguirá diminuir ou eliminar dores musculares e, por vezes, até dores de cabeça.Em adultos, o tratamento costuma durar cerca de dois anos. De outro lado, os adultos são mais dedicados", acrescentando que, hoje, os aparelhos ortodônticos estão mais acessíveis financeiramente do que antigamente.
Fonte: Jornal da manhã
Quem sou eu

- Dr. Ronaldo Garcia
- Belford Roxo e Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brazil
- Formado há 7 anos na universidade de Iguaçu (UNIG), desde a graduação já mostrava grande interesse na ortodontia, quando em um trabalho prático na aula laboratorial foi o único aluno a fazer o aparelho estipulado pelo professor. Antes de se formar já havia ingressado em um curso de atualização em ortodontia na própria UNIG, onde ali, foi instituído como monitor do curso, cuja duração total foi de 18 meses. Há três anos começou a tão sonhada especialização em ortodontia (Pós-Graduação)agora na Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF), que hoje é um campos da Universidade Federal Fluminense em Nova Friburgo, aprendendo ali duas técnicas ortodônticas: Roth e Tip Edge e também ortopedia funcional dos maxilares. Faça parte da minha família no orkut: contato@drronaldogarcia.com O telefone de nossa clínica é: 21-37758131
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Chupeta: bandida ou mocinha?
Atualmente, a chupeta é uma peça que faz parte do enxoval de todo bebê. As diferentes marcas, formas, cores e desenhos têm despertado uma atração irresistível para as mamães, mas, ao mesmo tempo, se confundem, no momento da escolha. Criticada por uns e indicada por outros, seria a chupeta uma verdadeira vilã ou uma simples mocinha?

A resposta para essa pergunta dependerá de qual é a sua freqüência, intensidade e duração de uso. Se for usada freqüentemente e/ou por um período prolongado, determinará a instalação do hábito e poderá prejudicar a amamentação materna., causar mal posicionamentos dentários, desvios no crescimento dos maxilares, alterações na deglutição e fonação. Porém, se for utilizada na saúde oral do bebê e no desenvolvimento dos arcos osteodentários, não deverá interferir na atividade de sucção nutritiva.
Veja o artigo completo neste endereço: http://www.webodonto.com/html/artigo03.htm
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
O que é ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.
Como saber se preciso de um Ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Alerta: Piercing nos lábios pode causar retração gengival.

Segundo estudo feito pela Universidade do estado de Ohio, nos Estados Unidos, usuários de piercing na boca tem maior chance de perder seus dentes por retração gengival.
“O metal do piercing entra em fricção com a gengiva junto à parte mais fina dos dentes, fazendo a gengiva retrair”, disse o professor Jimmy Steele, da Escola de Odontologia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
Qual a sua opinião sobre uma das maiores ondas do novo padrão estético adotado pelos adolecentes?
“O metal do piercing entra em fricção com a gengiva junto à parte mais fina dos dentes, fazendo a gengiva retrair”, disse o professor Jimmy Steele, da Escola de Odontologia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
Qual a sua opinião sobre uma das maiores ondas do novo padrão estético adotado pelos adolecentes?
Leia toda a matéria clicando neste link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/03/050329_piercingjulia.shtml
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Caso 1: Paciente Douglas Martins - Fotos Iniciais

Queixa principal do paciente: "...meus dentes debaixo são tortos."
Plano de tratamento: aparelho fixo superior e inferior por meio da técnica Roth, utilizando esporão lingual na arcada superior e inferior.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Caso 1: Continuação (0 a 9 meses)

Nota: resultado surpreendente! Disse ao paciente em sua primeira consulta que a previsão de tratamento seria entre 2 e 3 anos.
Assinar:
Postagens (Atom)