Aparelho Ortodôntico Fixo: Perguntas Freqüentes
Se você está pensando em usar aparelho fixo ou se já usa há algum tempo, mas mesmo assim restam algumas dúvidas, aqui você encontra as respostas que precisa.
Abaixo está um índice com todas as perguntas, para facilitar sua navegação. Se ainda assim suas dúvidas não forem respondidas, basta me escrever.
1- Como o aparelho fixo funciona?
O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligadurassão aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.
Abaixo você pode ver o aparelho fixo em detalhes:
![]() Aparelho Fixo Visão Lateral | ![]() Aparelho Fixo Visão Frontal | ![]() Aparelho Fixo Visão Oclusal |
2-Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento?
É necessário apenas que a pessoa tenha boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento gengival, por exemplo). Se uma pessoa precisa de tratamento ortodôntico, ela deve antes fazer uma consulta com um dentista clínico para avaliar a saúde da boca.
3-Que exames eu preciso fazer para iniciar o tratamento?
Isso depende do ortodontista, mas geralmente são pedidas radiografias e fotografias da face e da dentição, além dos modelos em gesso das arcadas. Você faz toda esta documentação ortodôntica em um único lugar que é indicado pelo seu ortodontista.
4-Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?
Se houver cuidado com a higiene, não há problemas, basta seguir as orientações do seu ortodontista e usar corretamente a escova e o fio dental. A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você ter os dentes sempre limpos e a gengiva livre de sangramentos desagradáveis.
O importante é limpar bem em volta dos brackets dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva. Siga as instruções abaixo:
![]() Use a escova de maneira que as cerdas entrem nos intervalos do aparelho fixo | ![]() Use a escova inter-dental para fazer a limpeza entre os brackets | ![]() Passe o fio dental pelo arco e limpe a face do dente próxima à gengiva |
5-Por que algumas pessoas precisam extrair um ou mais dentes antes do tratamento ortodôntico?
Simplificando, podemos dizer que as extrações são recomendadas quando não há osso suficiente para acomodar todos os dentes. O ortodontista vai decidir extrair ou não, dependendo do estudo do caso que é feito na documentação ortodôntica (radiografias, modelos, etc.). Extrair dentes é um ótimo recurso quando bem indicado, mas, se for mal planejado, pode comprometer o resultado. Por outro lado, não fazer as extrações quando é necessário também pode levar o tratamento ao fracasso.

Imagens de um caso com extrações de pré-molares superiores, que estão marcados com o X vermelho

Nas imagens, as setas azuis mostram o espaço fechado depois das extrações
Nenhum comentário:
Postar um comentário